Publicidade

Publicidade
Exclusivo para seguidores do blog

domingo, 20 de maio de 2012

Cortina: grande aliada na decoração!


Dúvidas sobre cortinas?
 
A cortina conversa com a decoração. Dispor de luminosidade natural é um fator imprescindível em qualquer tipo de ambiente, porém poder controlar a intensidade dessa luz, garantindo total proteção e privacidade são algumas das vantagens obtidas com o uso de cortinas. Elas ajudam a compor a decoração dos ambientes proporcionando graça, aconchego e leveza, quebrando as rígidas linhas das esquadrias. 
 
 
Cortinas podem ser utilizadas para proteger pisos e móveis da ação dos raios solares, evitando seu desgaste, para bloquear totalmente a luz, como ocorre com aquelas utilizadas em home theater e para proporcionar total conforto ao ambiente.
As cortinas podem corrigir defeitos arquitetônicos, como disfarçar janelas estreitas, largas ou baixas demais, assim como as cores usadas nos tecidos podem neutralizar ou chamar a atenção.
Não há regras para a sua utilização, porém, quando curtas são recomendadas para ambientes informais como saletas, consultórios, cozinhas, banheiros, toaletes e quartos de jovens. Longas, são ideais para ambientes formais como salas e quartos de casal.
  Cortinas podem ter xales, bandôs ou reposteiros, dependendo do tipo de cenário que se deseje criar. Podem ser do tipo convencional, com pregas americanas, fixadas em varão e argola, painel, rolô, entre outras... E podem ainda ser simples, executadas com pouco tecido; sofisticadas, com xales e pregas ou inusitadas, com aberturas ou trilhos diferenciados.
 
As tendências de decoração exibem atualmente persianas e cortinas que esbanjam transparências e aceitam inclusive bordados com xales retos e decorativos nas laterais.
 
As cortinas possuem vários elementos, como o blackout (forro que protege dos raios solares), o xale, o bandô (usado para e encobrir trilhos e rodízios) e a sanefa (estrutura de madeira coberta de tecido), galerias de gesso e acessórios, entre outros.
 
Diversos tecidos podem ser usados, de acordo com o estilo da decoração, podendo ser leves (voil, tergal, organza, seda leve) ou pesados (jacguard, veludo, linho, xantungue). Em ambientes informais podem ser usados o rami, algodão, chenile ou palhinha. Já nos ambientes formais usa-se tecidos lisos, alguns com brilho como tafetá, seda leve, brocado, veludo e linho. Nos clássicos usamos seda, voil, poliéster, tergal e xantungue. Finalmente, em ambientes modernos ou contemporâneos usa-se jacguard (com ou sem estampa), palhinha patinada, persianas em geral com ou sem xale.

 
Na próxima postagem veremos os tipos de cortinas e algumas dicas na hora de escolhê-las, não percam! 
Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, obrigada por participar!