Publicidade

Publicidade
Exclusivo para seguidores do blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Qual será sua escolha?

          Bem pessoal, esta postagem é sobre as cortinas, elemento tão importante na decoração. Pretendo ser bem prática, colocando mais imagens do que textos explicativos, creio que assim fica mais fácil diferenciá-las, mas se ficar alguma dúvida.... podem colocar um comentário que eu detalho mais especificamente, ok? Também selecionei as cortinas mais usadas, mais comuns. Há outros tipos que não são tão utilizadas.
         Espero que este post possa ajudá-los a escolher com precisão a cortina mais adequada aos ambientes de sua casa, tornando seu lar mais acolhedor e aconchegante.

Tipos de Cortinas  
  • Cortina tradicional: feita em tecido, é a mais comum. Pode ser feita com uma grande variedade de materiais, desde o tradicional voal, até camurça, combinando assim com quase todos os estilos de decoração. Muitas vezes, sua função é apenas decorativa - deixando a parte de bloquear a luz para as persianas ou rolôs. São presas a varões ou trilhos suíços e podem ter acessórios como braçadeiras, xales e pingentes.                  
  • Cortina Romana: também chamada de persiana romana, é vertical e estruturada com varetas, que permitem que se feche em camadas. Por ser estruturada, ela pode ser feita dos mais variados tecidos. Dependendo da escolha do material, serve para o escurecimento total do ambiente, ou apenas para gerar privacidade. O uso de materiais mais ousados, com a palha, permite que ela componha ambientes modernos.                    
  • Rolô: com um mecanismo especial, ele se enrola para o fechamento. É o modelos mais usado para escurecimento total do ambiente, com tecido blecaute. Quando enrolado, pode ficar oculto na sanca ou atrás do varão de uma cortina. Por isso mesmo é muito usado no lugar do forro por quem quer uma cortina tradicional na decoração, mas também a possibilidade de escurecer um ambiente com home theater por exemplo.
     
     
  • Cortina Celular: é confeccionada com tecido-papel em forma de colméias. Abre e fecha verticalmente, formando uma espécie de sanfona. Pode ser feita com blecaute, possibilitando redução na entrada de luz e isolamento acústico.
 
  • Silhouette: são exatamente o mesmo que as persianas, mas confeccionadas com tecidos. Elas combinam a praticidade das persianas coma elegância dos mais variados tecidos. 
 
  • Persiana: são assim chamadas aquelas formadas por lâminas presas por um cordão, que giram vertical ou horizontalmente. As mais comuns são de alumínio e madeira. São boas para diminuir a luminosidade do ambiente e dar privacidade. Seu fechamento pode ser standart (com a cordinha para puxar e travar), monocontrole (com uma haste continua, que se gira para fechar) ou motorizado, ideal para quando a persiana é muito alta. Quanto maiores forem as lâminas da persiana, maior a passagem de luz e ar quando ela está aberta.                                       
  • Cortina em painel: painéis de lona ou sarja compõem essa cortina que se abre horizontalmente, presa a um trilho. É usada em ambientes em que há um espaço ao lado da porta ou janela que vai cobrir, pois se ficar somente sobre a janela, metade dela sempre estará fechada.

     

Até a próxima, Narinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, obrigada por participar!