Publicidade

Publicidade
Exclusivo para seguidores do blog

sábado, 9 de junho de 2012

Cortinas (Parte 2)



Limpeza e manutenção das cortinas 

          Cortinas sempre dão trabalho na hora de limpar, pois são pesadas, é necessário subir em escadas para retirá-las e depois colocá-las, nem sempre podemos lavá-las em máquinas e, dependendo do tecido, ainda temos que passá-las! Aqui vão algumas dicas que podem facilitar a vida de quem gosta de mantê-las sempre limpas e bem cuidadas.
  •           As persianas devem ser limpas semanalmente. No caso de locais com muita poluição ou sujeitos à maresia, a limpeza deve ser diária.      
      
  •          A lavagem e higienização de cortinas não são operações das mais fáceis, devido ao tamanho das peças, o tipo de material com o qual são confeccionadas e a peculiaridade das cores, que não facilitam a vida dos consumidores.
  •     Há lavanderias especializadas que prestam este tipo de serviço, mas quem prefere economizar pode fazer a limpeza das cortinas em casa mesmo. Uma opção prática e eficiente para a limpeza é o uso do aspirador de pó. Com cuidado, é possível utilizar o aparelho sem danificar o tecido. Basta colocar o bocal de escova para não danificar o tecido com a sucção. Neste caso, a limpeza deve ser feita a cada 15 dias.
 

  •      Se optar por lavá-la, faça-o ao menos uma vez por ano. E, se o tecido suportar, você poderá lavá-la em casa mesmo, com sabão neutro. Coloque de molho de um dia para o outro, trocando a água três vezes - a primeira, após 20 minutos de molho, para que o pó não manche o tecido. No dia seguinte, lave a cortina na máquina, selecionando o programa para peças delicadas. Depois, deixe secar na sombra. É aconselhável realizar a primeira lavagem após os primeiros oito meses ou no máximo em um ano. 
  •      Como existe uma grande variedade de tecidos que só podem ser lavados a seco, informe-se antes com o fabricante sobre como proceder no momento da lavagem, para evitar que encolha ou fique amarrotado, além da possibilidade de perder o brilho e a textura natural.
  •       Confira a tabela abaixo que define aspectos práticos de higienização dos tecidos:  
  •        A insolação é um fator que acarreta o apodrecimento do tecido. Veja, nesta outra tabela, a resistência ao sol dos mais variados tipos de tecidos: 
 
Com os devidos cuidados, suas cortinas ficarão sempre lindas!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante, obrigada por participar!